O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), criado em 2007, está ligado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
e tem como proposta a valorização dos futuros docentes durante seu
processo de formação, bem como o aperfeiçoamento da formação de
professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação
pública brasileira.
O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de
projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de
Educação Superior (IES), em parceria com escolas de educação básica da
rede pública de ensino.
Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das
escolas públicas, desde o início da sua formação acadêmica, para que
desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente
da licenciatura e de um professor da escola.
A UERJ participa deste programa desde 2011, com o projeto institucional Saber Escolar e Formação Docente na Educação Básica,
mas somente em 2014 foram incluídos subprojetos referentes aos cursos
de licenciatura oferecidos na modalidade a distância. O subprojeto
interdisciplinar do Polo Educação a Distância de Resende/RJ é um
destes subprojetos.
Estão envolvidos neste subprojeto do Polo EaD de Resende 20 estudantes
dos cursos semipresenciais da UERJ – Licenciatura em Pedagogia e
Ciências Biológicas – que estagiam em quatro escolas parceiras,
supervisionados por professores que atuam também como tutores
presenciais dos referidos cursos.O trabalho é coordenado pela Profa Celly Cristina Nascimento Saba (IBRAG/SR-1/UERJ) e conta, como colaboradora, com a Profa Fátima Kzam Damaceno de Lacerda (IQ/SR-1/UERJ).
Para mais informações sobre o PIBID, acesse: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid
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